JornalJava

Sobre Java, o Universo e Tudo Mais

10 Requisitos para ser um Excelente Desenvolvedor Java

Posted by LucioCamilo 12 Comments

Esta semana eu li um artigo no Dzone sobre 10 passos para se tornar um excelente desenvolvedor Java. Com base neste artigo resolvi listar abaixo, alguns dos quais eu acho que sejam requisitos para se tornar um excelente desenvolvedor java. Acompanhem as informações com algumas observações:

1. Conhecer a base e os principios OO.
Sem conhecer estes princípios é praticamente impossível fazer bom uso da orientação a objetos em uma linguagem como o Java. O que muitas vezes acontece é o desenvolvedor utilizar Orientação a Objetos só por utilizar e ter um código tão monolítico quanto uma programação procedural. Já cansei de ouvir pessoas falando que nunca precisariam utilizar Herança, ou polimorfismo, porém, tenham certeza, se vocês conhecerem e entenderem, irão sentir necessidade de utilizar.

2. Conhecer as Principais APIs
Este é o requisito que será necessário na prática. E digo na prática pois por mais que tenhamos lido em alguns livros, somente na hora do desenvolvimento iremos nos deparar com a utilização ou necessidade de utilização destas APIs, e para isto precisaremos ter a vivência para saber qual se adequa mais a nossa necessidade. Independente do Framework que você esteja utilizando, uma hora ou outra você precisará entender os conceitos das bibliotecas principais do Java.

3. Codifique
Estamos cansados de ouvir usuários dando soluções terrivelmente simples na teoria, como “é só colocar um botão”, ou “é só um if”, porém sabemos que na prática as coisas não são tão fáceis de serem implementadas. A maneira mais fácil de termos fluência em qualquer linguagem é desenvolvendo.

4. Participe de fóruns
Não queira ser um esquizofrênico falando sozinho. Somos milhares e milhares. Muitos destes já passaram pelo mesmo problema que você está passando, então, antes de tentar resolver um problema, verifique se este também já não foi problema de outra pessoa. E também melhor do que isto é auxiliar as pessoas com problemas que você já passou, é muito bom para você e para os demais desenvolvedores.

5. Siga alguns blogs e comente
Da mesma forma que os fóruns, existem muitos blogs por aí (não tão bom quanto este, mas existem). Participe dos artigos, deixe comentários, mostre que você tem uma opinião, ou quer ter uma opinião sobre determinado assunto. Desta forma não estará apenas ajudando o blog quanto estará formando uma opinião sobre o assunto.

6. Conheça o funcionamento dos principais Frameworks
Com o próprio domínio da tecnologia, com o tempo você irá querer saber o que estão inventando, e como estão funcionando os frameworks de mercado, essa pesquisa será boa tanto para entender o funcionamento dos principais frameworks, quanto para aprender como algumas soluções são tratadas, podendo inclusive auxiliar na idéia de novas soluções, ou criticar a forma que é feita.

7. Saiba o que há de novo
Há cada minuto aparece alguma tecnologia ou conceito novo prometendo desbamcar o que já existe. Esteja sempre por dentro do que está sendo criado para ter sua própria opinião sobre o assunto, e saber se algum produto está realmente se tornando obsoleto ou se é só mais uma das ‘modinhas’ do mercado. Este requisito também é muito importante para manter a constante atualização dos seus produtos, tendo desta forma a condição de conhecer uma atualização que resolve alguns problemas que você teve que resolver na ‘mão’.

8. Faça uso de ferramentas produtivas
Eu sem algumas ferramentas não desenvolvo nem um hello world. Notepad é muito bom para quem está estudando para certificação, porém para desenvolver um sistema precisamos ter um conjunto de ferramentas que auxiliam nosso processo produtivo. Conheça o que existe e troque idéias com amigos. A maioria das ferramentas que utilizo foram indicações de colegas que utilizavam.

9. Conheça diferentes metodologias de desenvolvimento
Mais uma vez a questão da opinião é necessária. Como opinar que OO é melhor do que procedural se você não conhece procedural? ou que Scrum é melhor do que o RUP se você nunca utilizou? Atualmente é muito comum clientes optarem por desenvolvimentos agéis, portanto, saiba o que existe para passar as opções ou se adaptar ao que for escolhido.

10. Compartilhe seu Conhecimento
A melhor maneira de ser um excelente desenvolvedor é fazendo com que as demais pessoas reparem no seu trabalho. Nada adianta ser um excelente desenvolvedor se ninguém sabe disso. Como já disse antes, somos milhares e milhares. Participe de blogs, de fóruns, esteja sempre ativo na comunidade de desenvolvimento. Documente seus trabalhos, mantenha atualizado seu perfil profissional. Com o próprio fruto de seu trabalho você será conhecido na comunidade de desenvolvimento. Cada pessoa que você auxilia em um um problema, é uma pessoa a mais para te indicar futuramente.

E vocês, concordam com os requisitos listados acima? Acham que deveria retirar ou incluir algum? Deixem nos comentários. Comecem por aqui!

Referência:
http://sivalabs.blogspot.com/2011/01/10-things-to-become-outstanding-java.html

Posts Relacionados:

Tag:

12 Responses so far.

  1. Diego says:

    Eu amo esse site.

    Valeuuuu!!!!

  2. Muito bacana as dicas, irei segui-las e postar em meu blog que trato de assuntos relacionados a programação:http://albuquerquedealmeida.blogspot.com/
    Muito obrigado pelas informações!

    • admin says:

      Blz Felipe! fique a vontade pra repostar o que vc achar interessante aqui do JJ. contanto q coloque a fonte não tem problema nenhum!

      abração

  3. Emir Calife says:

    Muito interessante, embora todos os passos sejam conhecidos por boa parte dos desenvolvedores, é sempre importante lembrar para não se perder a linha.

    Excelente matéria.

    • admin says:

      Verdade. acho q isso serve de reciclagem de alguns assuntos. Eu procuro sempre ler várias fontes de determinados assuntos (empreendedorismo, programação, etc.) pq eu sei q as coisas realmente importantes sempre serão recorrentes.

      Valeu Emir!

  4. Alexis Anadrade - Conan says:

    olha lucio, concordo totalmente em todos os pontos listados acima e quero acrescentar um permenor que as vezes nao é levado muito a serio na comunidade de desenvolvedores. Precisamos dominar a lingua inglesa pois com ela podemos ter acesso a artigos, livro e materiais em geral mas ricos…nao quero dizer aqui que as referencias portuguesas sao pobres mas devemos aceitar que as principais novidades sempre saem na frente em ingles e depois alguem tem que traduzir isso ai para o portugue e publicar e as vez de forma muito pessoal de interpretar …obrigado

  5. André says:

    Cara excelente, parabéns por sua opnião. Saindo do assunto abordado, gostaria de saber se alguém do blog está de acordordo com o CONF ( Conselho Nascional de Informática)?

    flws

  6. Luciano says:

    O q me chamou a atenção foi a dica 10 principalmente esse trecho (“Cada pessoa que você auxilia em um um problema, é uma pessoa a mais para te indicar futuramente” – tinha cmg q quem aprende algo q vc ensina nunca mais lembrará de vc!) ademais axo q quem gosta de programar e quer aprender já faz as outras naturalmente, minha opinião.


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Popular Posts

Quer Ganhar um Livro

Para aqueles que estão acompanhando o lançamento do SO Android ...

Java x C# - Chega!!!

Estou cansado de ver comparações entre linguagens na internet, e ...

Promoção: Ganhe um

Apesar do Natal já ter passado, o JornalJava continua trazendo ...

A História da Revol

Muito se fala sobre a revolução digital e a criação ...

Mantenha seu Código

Um problema comum em quase todas as profissões que podem ...

Switch to our mobile site